sábado, 28 de abril de 2012


DIA DO ÍNDIO



Os pequenos da turma do berçário no dia 19 de abril (Dia do Índio) brincaram e se divertiram com a música “Os Indiozinhos”.

Os Indiozinhos

Um dois três indiozinhos
Quatro cinco seis indiozinhos
Sete oito nove indiozinhos
Dez num pequeno bote

Vinham navegando pelo rio abaixo
Quando um jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos

Quase, quase virou

Mas não virou


Com objetivo de: participar de brincadeiras de imitação e intuir o sentido de ritmo e sua relação com o movimento.

Esses indiozinhos fizeram um sucesso na escola Sonho de Criança!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Maternal III: Brincadeiras de Faz de Conta

Brincadeira de Faz de Conta: quanta aprendizagem!

É no jogo simbólico ou na brincadeira de “faz de conta” que a criança utiliza as coisas externas e os gestos imitativos para expressar o que passa no seu interior.
Ao brincar de “faz de conta”, a criança representa diferentes papéis, transformando-se em papai, mamãe, professora, entre outros...
Exemplo: Usa óculos para representar o papai, brinca dentro de uma caixa de papelão fingindo passear de carro, etc.
Essas brincadeiras permitem à criança reviver suas alegrias, seus conflitos, seus medos, resolvendo-os!
Além de superar o egocentrismo, características nessa faixa etária natural.

Momento do Brincar


Brincando de Trem                                                                                               Toca

Troncando Brinquedos

Maternal II - Balde + Pá + Areia

BALDE + + AREIA =
DIVERSÃO E APRENDIZADO POR HORAS!!


Levando-se em conta local, o tanque de areia é um recurso fundamental em qualquer espaço de educação infantil.
Quando oferecido à criança, a areia vira castelos, cidades, bolo, macarrão, muros e tudo o que a imaginação dela permitir. 
A água e a areia são elementos que estimulam os sentidos, ajudam no crescimento e desenvolvimento além de trabalhar a coordenação motora.
O tanque de areia é o local que permite a interação com outras crianças através da linguagem, enriquecendo o vocabulário, tornando-os mais criativos e promovendo a socialização. Além disso, é um lugar que favorece o brincar junto, pois o espaço físico leva as crianças a planejarem juntas o que irão criar. Assim crianças tímidas conseguem trabalhar melhor e interagir com as demais sem se expor tanto.
A areia é um elemento natural, que auxilia ainda no trabalho com crianças agitadas, pois traquiliza e tem o poder de fazer com que elas se concentrem na atividade.
O tanque de areia é ainda a atividade que trabalha os sentidos das crianças: tato (texturas, temperatura), visão, olfato (aromas diferentes), audição (escutar o outro). Só devemos tomar cuidado para não estimular também o paladar, uma vez que crianças pequenas têm a curiosidade de colocá-la na boca!
Por se tratar de um espaço amplo, mas delimitado, o tanque de areia auxilia ainda na questão de respeitar limites e compartilhar o mesmo espaço. Uma verdadeira aula de convivência!!
Brincar na areia torna a criança mais resistente a alergias e doenças, uma vez que o contato com a natureza estimula o sistema imunológico dos pequeninos. Areia é tudo de bom!!!!!!!!!
POR ESTES MOTIVOS QUE NOSSAS CRIANÇAS ADORAM SE DIVERTIR NA AREIA E LÁ TAMBÉM REALIZAMOS UMA ATIVIDADE DE COLA E AREIA, OBSERVANDO O DESENHO QUE FICOU NO PAPEL COM A AREIA... FOI BEM DIVERTIDO, ALÉM DE BRINCAR REALIZARAM MAIS UMA ATIVIDADE DE ARTES.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Martenal III - Arte com Maquiagem

Arte com Maquiagem

A brincadeira com maquiagens propicia momentos divertidos, nos quais as crianças podem criar personagens, entrando em contato com o corpo, descobrindo novas possibilidades, favorecendo assim a exploração e criatividade.
Nossos pequenos se descobrindo:

Lara - Princesa

Marcos - Papai



Heloize - Princesa, filhinha da mamãe
Hugo - Rei

 Otávio - Patati Patatá

Igor - Príncipe da Jaque

Heloize - Princesa, filha da mamãe



Nossos Ensaios



domingo, 15 de abril de 2012

2º Periodo : Historinhas são tão importantes para a criança, quanto a necessidade de brincar.

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo. Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas. O habito de ler deve ser estimulado na infância, para que o individuo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
Atividade desenvolvida com objetivo de interpretar a história “A festa no céu”, registrando por meio de desenho, do aluno Lucas B. Paim.


terça-feira, 10 de abril de 2012

Páscoa na escola



Árvore de Páscoa!
Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum – a Árvore da Páscoa.
As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram.
A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo.
No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor.
O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dalí ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida.
A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. “Eu vivo, vós também vivereis”, é a sua mensagem gloriosa.
O Osterbaum é assim apenas um símbolo, pois como cristãos celebramos e adoramos o Senhor e Salvador Jesus Cristo.
As famílias cristãs também deveriam adotar este bonito costume em seus lares, assim como já fazem com a árvore de Natal. O processo é simples:
Semanas antes da Páscoa reserve cascas de ovos que devem ter apenas um furo pequeno, pelo qual se retirou o ovo. Lave-as e deixe-as secar de cabeça (furo) para baixo.
Pinte as cascas com tinta plástica ou tinta de papel crepom. Você também pode desenhar e pintar símbolos religiosos ou motivos para as crianças.
Recorte tiras finas e também pequenos círculos de papel branco; tampe o furo colando por cima os círculos e das tiras faça alças que também serão coladas na parte superior dos ovos. Você também pode envernizar os ovos depois de pintados.
Na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando os ovos.
A árvore da Páscoa (Osterbaum) pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.
“Porque Cristo morreu e tornou a viver para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos”.
- Romanos 14.9

Por do Sol

Por do Sol, vista da escola.
Dia: 05/04/2012
2º Período: "Mundo Animal"
Conhecendo suas características físicas
Em frente a um espelho as crianças exploram suas características físicas, o formato do nariz e da boca, a cor dos cabelos e dos olhos, o tamanho da cabeça, das mãos e braços.
Utilizando a música "Desengonçada", de Bia Bedran, deixei que as crianças se admirassem, fizessem caretas, movimentassem em frente ao espelho de acordo com a letra da música. Em seguida, organizei a turma em duplas, para que uma criança fizesse o contorno do corpo da outra em papel pardo, após o contorno do corpo as crianças pintaram o seu corpo utilizando tinta guache e enfeitaram utilizando tecido, botão, linha...

Ao final da confecção fiz algumas perguntas como: Esse desenho está se parecendo com quem? Que característica, no desenho, fez você chegar a essa resposta?...
Colocamos em exposição os desenhos na parede em frente à escola, mostramos para os colegas da escola na Amostra de Múltiplas linguagens, questionamos a eles se sabiam que eram os colegas representados e muitos responderam.

Na sequência colocamos a música de Bia Bedran e convidamos todos para dançar. Veja o vídeo e confira.
http://www.youtube.com/watch?v=cyBUGS67wyc


domingo, 8 de abril de 2012

Berçário

Berçário: PÁSCOA NO BERÇÁRIO


Nossos bebês se divertiram na semana da páscoa, aprenderam a música do “Coelhinho” e no último dia foram para casa caracterizados. Ficaram fofos de mais!
Berçário: SHANTALA

A Shantala é uma massagem milenar indiana, descoberta por um médico francês, que ao passar pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher numa calçada pública massageando seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.
 Shantala traduz um momento especial oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com o bebê. O toque carinhoso é a melhor forma dos pais se aproximarem do bebê após um dia de trabalho, transmitindo amor e carinho através das mãos. Esse contato ajudará muito os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e como se comunicam, isso é muito importante e ajudará em muito nos dias difíceis da criança.


Páscoa na escola

              Semana da Páscoa

Durante a semana da Páscoa, trabalhamos com nossas crianças o texto da “Abelha Chocolateira”, cada professora buscou desenvolver seu trabalho de acordo com a faixa etária de sua turma. O texto traz como reflexão “as diferenças e riquezas pessoais, que existem em cada um de nós”.
Era uma vez uma abelha que não sabia fazer mel.
- Mas você é uma operária! - gritava a rainha - Tem que aprender.
Na colméia havia umas 50 mil abelhas e Anita era a única com esse problema. Ela se esforçava muito, muito mesmo. Mas nada de mel...
Todos os dias, bem cedinho, saía atrás das flores de laranjeira, que ficavam nas árvores espalhadas pelo pomar. Com sua língua comprida, ela lambia as flores e levava seu néctar na boca. O corpinho miúdo ficava cheio de pólen, que ela carregava e largava, de flor em flor, de árvore em árvore.
Anita fazia tudo direitinho. Chegava à colméia carregada de néctar para produzir o mais gostoso e esperado mel e nada! Mas um dia ela chegou em casa e de sua língua saiu algo muito escuro.
- Que mel mais espesso e marrom... - gritaram suas colegas operárias.
- Iac, que nojo! - esbravejaram os zangões.
Todo mundo sabe que os zangões se zangam à toa, mas aquela história estava ficando feia demais. Em vez de mel, Anita estava produzindo algo doce, mas muito estranho.
- Ela deve ser expulsa da colméia! - gritavam os zangões.
- É horrorosa, um desgosto para a raça! - diziam outros ainda.
Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia.
Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas próximas da colméia, que Anita tinha rejeitado de vergonha. Passou o dedo, experimentou e, surpreso, disse:
- Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida!
- Chocolate? Alguém disse chocolate? - indagou a rainha, que sabia que o chocolate vinha de uma fruta, o cacau, e não de uma abelha.
Era mesmo um tipo de chocolate diferente, original, animal, feito pela abelha Anita, ora essa, por que não...
Nesse momento, Anita, que ouvia tudo, esboçou um tímido sorriso. Beatriz, que também estava ali, deu-lhe uma piscadela, indicando que tinha tido uma idéia brilhante. No dia seguinte, lá se foram Anita e Beatriz iniciar uma parceria incrível: fundaram uma fábrica de pão de mel, juntando o talento das duas para produzir uma deliciosa combinação de mel com chocolate.
Moral da história: as diferenças e riquezas pessoais, que existem em cada um de nós, são singulares e devem ser respeitadas.
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Feliz Páscoa


1º Período e 2º Período: Visita a Minamel

Visita a Minamel

A visita a Minamel foi um momento oportuno para a construção de um texto coletivo, onde as crianças de quatro anos registraram seu passeio, sendo a professora escriba na produção do mesmo. O texto coletivo é uma produção na qual alunos e professor trabalham juntos o tempo todo. As crianças formulam as ideias e cabe ao professor estimular as crianças com perguntas e sugestões, além de dar forma escrita ao texto falado pelas crianças.
Sabemos que mesmo antes da criança dominar a mecânica da escrita já podem ir se familiarizando com a estrutura de um texto escrito e assim, sendo introduzida à cultura de letramento.
Para que os alunos aprendam a ler e a escrever, é preciso que participem de atos de leitura e escrita desde o início da escolarização. Se a Educação Infantil cumprir seu papel, envolvendo os pequenos em atividades que os façam pensar e compreender a escrita, no final dessa etapa eles estarão naturalmente alfabetizados (ou aptos a dar passos mais ousados em seus papéis de leitores e escritores).
Confira o texto:
Fotos: