terça-feira, 26 de junho de 2012

PARLENDA: A GALINHA DO VIZINHO

PARLENDA: A GALINHA DO VIZINHO

A importância do número e do sistema de numeração é indiscutível. Ao se deparar com números em diferentes contextos, a criança é desafiada a aprender a desenvolver seu próprio pensamento e produzir conhecimentos a respeito.
Os conhecimentos numéricos dos alunos decorrem do contato e com o número da utilização dele em problemas cotidianos, no ambiente familiar, em brincadeiras, nas informações que lhe chegam pelos meios de comunicação. A contagem pode ser realizada de forma diversificada, com um significado que vai se modificando conforme o contexto e a percepção que os alunos vão desenvolvendo sobre o número. A enunciação da série numérica pela criança é feita, essencialmente, de duas formas: a simples recitação das palavras, numa ordem, sem necessariamente fazer corresponder as palavras da sucessão e a contagem propriamente dita com recitação ou não de palavras.
Para desenvolver o conhecimento numérico da criança, o livro nos trouxe uma atividade muito legal, uma parlenda bem conhecida “A Galinha do Vizinho”, onde as crinças participaram de duas formas, como: cantar e colar. A professora fez uma galinha de tecido e colocou em um ninho, ao som da música as crianças foram colocando os ovos conforme a quantidade fala na música. Em outra atividade as crianças coloram os ovos amarelinho ao lado do algarismo correspondente. A turma da alegria se divertiu muito e principalmente aprendeu cantando.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Higiene Corporal

Trabalhar a higiene corporal é um habito constante nas turmas de 3 anos de idade, é neste momento que as crianças estão adquirindo autonomia para o uso do banheiro e aprendendo a se cuidar.
Nesta atividade exploramos bastante a higiene corporal, conversamos sobre hábitos que devemos ter todos os dias, como: tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos, cortar as unhas, lavar os cabelos, usar o banheiro corretamente, etc.
Ainda foi questionado e discutido no grupo: O que já conseguem fazer sem auxilio e o que ainda precisam de ajuda!








Informações Culturais


Informações Culturais

"O SONHO DE NATANAEL" Cirquinho do Revirado (Criciúma/SC)

O sonho de Natanael relata a história de um menino pobre, engraxate, que sonha em mudar de vida e principalmente em ter uma escola. Todos esses sonhos saem de dentro de um baú. O espetáculo é conduzido por dois contadores, que usam objetos para ilustrar a história. A sonoplastia e as músicas são feitas todas ao vivo, trazendo cantigas de roda, cirandas, bonecos, brincadeiras que ficaram na nossa memória.
Data: 25/06/2012 (segunda-feira)Horário: 12h30Local: Praça Nereu Ramos (Centro - Criciúma/SC)
Data: 25/06/2012 (segunda-feira)Horário: 19h30LocalCentro Comunitário bairro Ana Maria (Ana Maria - Criciúma/SC)
Data: 29/06/2012 (sexta-feira)Horário: 19h30LocalCentro Comunitário bairro São Francisco (São Francisco - Criciúma/SC)
Classificação Etária: Livre 
ENTRADA GRATUITA.







"WORKSHOP DE TÉCNICA VOCAL APLICADA AO ROCK" Ariel Coelho (Florianópolis/SC)

Não é novidade que o acesso dos cantores e cantoras de bandas brasileiras de rock ao ensino das técnicas vocais utilizadas no gênero é  restrito, seja por falta de recursos financeiros, seja pela falta de profissionais preparados para o ensino de tais técnicas. Isso porque a maioria dos professores de técnica vocal do país ainda foca suas atividades exclusivamente no ensino das técnicas utilizadas e desenvolvidas para o canto erudito e derivações. E os que se aventuram no ensino das técnicas vocais aplicadas ao canto popular subestimam as técnicas vocais desenvolvidas e aplicadas para o rock e seus subgêneros (metal, hard, etc.).
Nesse contexto, a primeira questão que se impõe aos candidatos a rock singer é: cantar rock com todas as suas exigências técnicas e ao mesmo tempo ter uma voz saudável é possível? É com o objetivo de responder a esta questão que o professor de técnica vocal
Ariel Coelho apresenta a oficina Técnica Vocal Aplicada ao Rock, onde pretende mostrar aos participantes as implicações técnicas da estética vocal rocker, o que inclui cuidados específicos com o aparelho vocal e um condicionamento contínuo do organismo como um todo.
Sobre ministrante:
Membro da Associação Brasileira de Canto – ABC
Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - SBFa
Membro da Fundação Íbero-Americana de Pesquisas sobre Voz Falada e Cantada - FICVH
Coordenador do ROCK VOICE – Group of Studies on Applied Vocal Technique to Rock
Lead Vocal das bandas Bravery Branded, CODA Classic Rock e Brazilian Pink Floyd
 
Data: 26/06/2012 (terça-feira)Horário: 20hLocalTeatro SESC Criciúma (Rua Presidente Kennedy, 850 - Pio Correa - Criciúma/SC)
Classificação Etária: Livre
ENTRADA GRATUITA.





FITA FLORIPA - "QUE VIVA ANITA!"
T.I.L.T  (Itália)

É véspera de Ano Novo. Dois palhaços estão num cemitério da província de Mandriole. Eles têm um plano definido: roubar um cadáver e chantagear a família do falecido. É a única maneira que podem reestabelecer a situação financeira. O plano de uma noite se transforma em uma história de música e visões em constante equilíbrio entre o trágico e o grotesco. É um pensamento de sonambulismo de Anita Garibaldi na qual a Commedia dell’Arte, a História e o Cinema se misturam.


Data: 26/06/2012 (terça-feira)Horário: 20hLocalTeatro Municipal Elias Angeloni (Av. Santos Dumont, s/n - São Luiz- Criciúma/SC)
Realização Local:  SESC e Fundação Cultural de Criciúma
Classificação Etária: 14 anos
ENTRADA GRATUITA.




"INSTÂNTANEOS" Cia dos Bondrés
(Rio de Janeiro/RJ)


"Instantâneos" é inspirado no Topeng - teatro/dança dos rituais de Bali - e no teatro popular brasileiro, mas avança para o futuro, respondendo às evoluções do espaço cênico de hoje. Investiga em sua encenação o princípio artesanal desses dois universos, suas cores vibrantes e seus ritmos tradicionais.
O espetáculo aborda o ser humano e suas relações através de situações cotidianas. No palco, cinco atores vivem diferentes máscaras, revelando de forma simples e lúdica a maneira como habitamos o mundo. Instantes de vida.

Data: 27/06/2012 (quarta-feira)Horário: 20hLocalTeatro Municipal Elias Angeloni (Av. Santos Dumont, s/n - São Luiz- Criciúma/SC)
Apoio: Fundação Cultural de Criciúma
Classificação Etária: Livre
ENTRADA GRATUITA.



"REVIRADO CONTA: CHAPEUZINHO VERMELHO CONTRA O TERRÍVEL LOBO MAU" Cirquinho do Revirado (Criciúma/SC)


Revirado é um boneco da geração saúde e que possui o hábito de contar histórias. Porém dentro da sua lógica, Revirado acaba revirando as histórias contadas, colocando os personagens que aparecem ao longo do espetácuilo em situações hilárias.
Apresentação especial do primeiro espetáculo do Grupo Cirquinho do Revirado em comemoração aos 15 anos do grupo criciumense.


Data: 30/06/2012 (sábado)Horário: 20hLocal: Sede do grupo Cirquinho do Revirado (Rua Maria Quitéria, 35 - Nossa Senhora da Salete- Criciúma/SC)
Classificação Etária: Livre
ENTRADA GRATUITA.


SESC Criciúma
0800 645 5454
cristineg@sesc-sc.com.br
sesc-sc.com.br

terça-feira, 12 de junho de 2012

construção do jogo de dominó

Construção do Jogo de Dominó
Nas aulas de Educação Física as crianças do 1º e 2º período confeccionaram o jogo de dominó. O jogo foi confeccionado com material reciclado, as crianças participaram de todo o processo.
Depois de pronto foi só brincar!




















O jogo para criança é o exercício, é a preparação para a vida adulta. A criança aprende brincando, é o exercício que a faz desenvolver suas potencialidades e habilidades(...) incorpora valores, conceitos, conteúdos, trabalha a ansiedade, rever os limites, reduz a auto-capacidade de realização, desenvolve a autonomia, a criatividade, aprimora a coordenação motora, desenvolve a organização espacial, melhora o controle, amplia o raciocínio lógico, aumenta a atenção e concentração, ensina a ganhar e a perder. (Lopes 2000)

domingo, 10 de junho de 2012

Semana do Meio Ambiente em Nossa Escola

Semana do Meio Ambiente


No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente, a criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartadas de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Nossas Ações: