sábado, 24 de novembro de 2012

1º e 2º Periodo

Nossa Obra de Arte
A Turma da Alegria conheceu um pouquinho da história do artista Fernando Botero, onde ele pintava telas, principalmente de pessoas….
Sendo assim a turma participou de uma atividade muito legal, cada criança trouxe uma foto da sua família para ser desenhados e pintados em suas telas. Durante o desenho cada criança observou sua foto. Tivemos vários momentos…desenhos…pinturas….
Veja como ficou lindo as telas!!!!

































1º e 2º Periodo -


NATAL EM FAMÌLIA
Está chegando mais um Natal e a Turma da Alegria junto com a professora decorou sua porta com um objetivo muito importante. Reconhecer que o melhor presente de Natal é ficar junto com a família. Onde confeccionamos uma casinha, onde cada criança pintou, decorou e colocou a foto da sua família. No momento que colamos na porta foi uma alegria muito grande de toda turma.
          Veja como ficou nossa porta:


     A turma da Alegria deseja a todos um  Feliz Natal!








sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Desenvolvimento
Qual a idade para começar a desenhar
A artista dinamarquesa Anna Marie Holm sugere oferecer o primeiro lápis ou pincel ao bebê aos 5 meses
A partir dos 5 meses seu bebê pode se divertir com pincéis, lápis e giz. Palavra de especialista. "Nessa idade, ele já estende o braço para agarrar objetos e, aos poucos, pode ser estimulado a pintar e rabiscar", explica a educadora e artista plástica dinamarquesa Anna Marie Holm, em entrevista ao site do seu bebê. A especialista - que esteve recentemente no Brasil para lançar o livro Baby-Art: Os Primeiros Passos com Arte - lembra que, num primeiro reflexo, o pequeno pode levar a novidade à boca. Não se preocupe. "Faz parte da experimentação", explica. Mas, claro, tome cuidado.
Com o tempo as mãos curiosas do artista mirim vão arriscar outros movimentos, amassando o papel, pintando o rosto, as roupas, os cabelos... Mas calma lá! Nada de querer impor limites à brincadeira e acabar com a bagunça. "A proposta é não interferir, deixando o bebê livre para se expressar e explorar as possibilidades do ambiente", sugere Anna Marie. Assim, se o resultado for uma baita confusão de cores, papel picado e seu filho terminar coberto de tinta, palmas para ele! Segundo Anna Marie, é dessa maneira que o bebê se diverte e, ao mesmo tempo, aperfeiçoa seus sentidos e sua criatividade.
0 a 12 meses – DICAS: A escolha do material - Para evitar alergias e intoxicações, ofereça apenas tintas, lápis e giz atóxicos. Antes de comprar, verifique se esses materiais são indicados para a faixa etária do seu filho.

  

Reportagem retirada: http://bebe.abril.com.br/materia/a-idade-para-comecar-a-desenhar

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

maternal III

Maternal III - Terrário

Tudo começou na busca para conhecer o habitat de alguns insetos. Então, para entender, a professora construiu com as crianças um terrário. Você sabe o que é isso? O terrário é um recipiente com pedras, terra e plantas. Ele permite observar o funcionamento do mundo natural: observando o terrário, podemos compreender melhor o ciclo da água e das plantas, e até entender como os animais nascem, vivem e morrem.

MATERIAL
§  1 vidro de boca larga, de conserva ou garrafa pet;
§  1 xícara de pedrinhas;
§  3 a 4 xícaras de terra com adubo orgânico;
§  Mudas de plantas;
§  1 pedaço de elástico ou fita crepe;
§  1 xícara de água filtrada

MODO DE FAZER
§  1º passo :
1. Faça camadas dentro do vidro (ou da garrafa pet): primeiro as pedrinhas, depois a terra.
2. Deixe cada camada bem nivelada.
3. Na última camada (terra), faça buracos e plante as mudas.
A camada de terra serve para alimentar a planta.
As pedrinhas servem para drenar a água.

§  2º Passo:
1.Molhe a terra, cubra o vidro com o plástico, passe o elástico em volta para ficar bem vedado.
2.Ponha o recipiente em lugar que receba luz indireta.

OBSERVAÇÃO
Depois de fechar o vidro, o ciclo começa. A água penetra pela raiz e é liberada por meio das folhas, pela evaporação.
Como o espaço não é suficiente para absorver todo o vapor que fica nas paredes e no teto do recipiente, quando a umidade chega ao ponto em que a terra já não consegue absorver a água (saturação), ocorre uma espécie de chuva que devolve a água ao solo.
O terrário se mantém sozinho. Deve-se ter o cuidado de não exagerar na água, para as raízes das plantas não apodrecerem.
Você pode colocar mais plantas ou substituí-las.

Maternal II

        Constrindo Conceitos

 

     Sabemos que o brincar é muito importante no desenvolvimento e crescimento de nossas crianças. A todo momento estamos lidando com a chamada ludicidade, ou seja, aprendendo de forma lúdica. Desta forma ao realizarmos as atividades tornamos ela divertida na prática. Nossa turma realizou essa prática com bambolês, boliche, amarelinha e brincadeiras de roda. Junto com elas desenvolvemos também os conceitos de em cima, em baixo, alto, baixo, longe, perto, grande, pequeno, forte, fraco.  Depois de brincar registramos na atividade do livro qual a brincadeira que mais gostaram. Foi bem divertido...



1º e 2º periodo -´Pesquisa de opinião

Hora da pesquisa!
Antes de iniciar a pesquisa a turma da alegria ouviu a professora falar sobre o que é pesquisa de opinião. Pesquisa de opinião é feitas para representar a opinião de um grupo de pessoas fazendo-se uma série de perguntas.
Construímos um cartaz com gravuras de alguns animais onde as crianças das turmas visitadas visualizarem melhor a nossa pesquisa. Em seguida separamos em equipe onde cada um levasse um papael para anotar as opiniões das crianças. Em cada turma que entramos foi feita a seguinte pergunta:
QUAL DESTES ANIMAIS VOCÊ ESCOLHERIA PARA SER O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?
Assim que as crianças coletaram as opiniões voltamos à sala, onde cada criança registrou no cartaz a quantidade de pessoas que escolheram cada animal, a quantidade foi representada por bolinhas que foram pintadas.
Toda pesquisa também foi registrada em fotos…

























1º e 2 º Período

ÁGUA É VIDA! CUIDE DESSE BEM.

A Turma da Alegria conversou em roda sobre a importância da água em nossa vida. Ninguém pode viver sem a água e, principalmente, sem água limpa. O nosso país é um dos que têm mais água doce do mundo, mas nem por isso podemos desperdiçar a água.

Seguem algumas dicas para ajudar a preservar a ÁGUA.

1. Mantenha sua comunidade limpa, recicle e não jogue lixo nas ruas. Você estará na verdade evitando a poluição da água.
2. Estimule seus amigos e familiares a serem mais conscientes também! Você pode mudar as regras em sua casa!
3. Tome decisões ambientalmente corretas em sua vida diária, em termos do que compra e usa. Coma produtos que venham de uma agricultura que respeite o ambiente e que usem menos pesticidas, químicos e menos água do que a agricultura intensiva.
4. Quando lavar pratos, não deixe a água correndo enquanto os ensaboa. Encha a pia com água para lavar e enxágue rapidamente. (Para quem tem pia com dois bojos, use um para lavar e outro para enxaguar.)
5. Apenas use a máquina de lavar e a lavadora de pratos quando estiverem cheias.
6. Mantenha uma garrafa de água na geladeira com água fria. Isso é melhor do que esperar a água da torneira correr até ficar fria.
7. Em muitas cidades, a água de torneira é de excelente qualidade e por isso não há necessidade de água mineral engarrafada. Beba a água da torneira e salve nosso ambiente natural de garrafas plásticas. Se você de fato compra água engarrafada, reuse as garrafas ou compre grandes garrafões.
8. Quando você limpa seu aquário, use a água para regar plantas. A água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, proporcionando a você um fertilizante gratuito e efetivo. Em geral, nunca jogue fora a água que poderia ser usada mais uma vez.
9. Tome banhos curtos!
10. Antes de tomar banho, instale um redutor de fluxo no chuveiro. Eles não são caros e podem fazer uma enorme diferença em seu consumo de água.
11. Desligue a torneira enquanto você escova dentes, barbeia-se, etc.
12. Normalmente, observamos mais os vazamentos dentro de casa, mas não se esqueça de checar torneiras externas, encanamento e mangueiras que pingam. Eles causam enormes desperdícios.
13. Sempre regue seu gramado e jardins durante as primeiras horas da manhã, quando as temperaturas são mais frias, para minimizar a evaporação. Tenha em mente que em algumas famílias isso representa 50% do seu consumo de água.
14. Colete água de chuva para aguar suas plantas.

Nossa turma construiu um cartaz com gravuras de águas…

A seguir veja como ficou o nosso cartaz….