sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Maternal II

 As cores:
As cores fazem parte da nossa vida e muitas vezes não percebemos. Elas podem mostrar quando estamos alegres ou tristes, dependendo se usamos cores coloridas ou escuras.
Alegramos-nos quando temos um lindo dia de Sol, as flores aparecem trazendo suas belezas, os pássaros cantam e nos deixam entusiasmados. Com nossas crianças a vida é assim sempre colorida, alegre, divertida, principalmente quando sentem a tinta e grandeza.
Já deu para perceber como as crianças ficam felizes ao pintar e descobrir o que a tinta pode transformar e alegrar um ambiente. Assim a turma do maternal II usou e abusou da tinta... Colocamos tinta em garrafas, pintamos flores, cartazes e criamos desenhos mágicos.
Depois de colocar tinta em um lado da folha passamos a mão dizendo “simsalabimbimbim transforme esta tinta num desenho assim, plim”.  E ficou muito lindo, surgiram borboletas, corações com cores incríveis...
Deixem as cores fazerem parte da sua vida, elas nos deixam mais felizes.
Maternal II

Hora da História no Berçário

Hora da Historinha


As histórias são um excelente instrumento para desenvolver a audição, a fala e  a expressão corporal e representa uma fonte rica e estímulos.



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Maternal III


O USO DO COMPUTADOR NA SALA DE AULA

A importância da tecnologia na educação coloca a tecnologia como um recurso presente no dia-a-dia do individuo e que a cada momento está evoluindo de forma rápida, trazendo vários benefícios para a sua vida ao mesmo tempo que questiona como a escola como tem assimilado essa evolução tecnológica.
A escola tem como dever preparar seus atores para o uso do computador como ferramenta importante na construção do conhecimento do seu aluno. Sendo que essa preparação traz benefícios na própria estrutura da aula, podendo em alguns momentos substituir o livro didático por um site e atividades que desperte uma aprendizagem significativa. Uma vez que é importante lembrar que o professor não perde a sua função na vida do aluno se souber é claro ser um bom mediador do conhecimento.
Acredita-se que a tecnologia tornou-se uma ferramenta necessária nos dias atuais, principalmente a informática na educação. Os alunos cada vez mais cedo, estão inseridos nesse mundo tecnológico, seja através do vídeo-game, aparelhos celular e mps, máquina digital, entre outros. O professor não pode ficar excluído desse saber. É preciso caminhar aliado aos seus alunos no mundo tecnológico na busca de práticas pedagógicas que os auxiliam no processo ensino-aprendizagem, desenvolver habilidades sócio educativas na nossa prática pedagógica, despertando no aluno o gosto pela leitura , pela pesquisa e integrando-o no mundo globalizado.
O computador (internet) contribui de forma ampla no mundo digital através de aulas virtuais, blogs, sites de relacionamento, música, imagens, vídeos, etc. Nesse mundo de visualizações e informações professores e alunos buscam o conhecimento com ferramentas diferenciadas e sistematizadas que possa tornar as aulas motivantes e interativa.
É um importante instrumento pedagógico desde que todos os professores estejam aptos e capacitados para usar esta ferramenta em sua rotina de trabalho.

Nossa atividade tinha como objetivo perceber o computador como instrumento de escrita e interação com o mundo e reconhecer as letras utilizadas na escrita do nome.



1º e 2º período

QUE TERRA É ESSA!

        CUIDAR DO AMBIENTE É IMPORTANTE. DEVEMOS CUIDAR
DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO DA ESCOLA. MAS TAMBÉM
NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A NOSSA CASA, O BAIRRO,
A CIDADE, O PAÍS E O PLANETA MERECEM TODO O NOSSO
CUIDADO.
        A TURMA DA ALEGRIA PASSEIOU POR TODA ESCOLA E OBSERVOU QUE CADA SALA TEM LIXEIRA E QUE A NOSSA ESCOLA SEMPRE ESTÁ LIMPA E CHEIROSA.
        DURANTE O NOSSO PASSEIO PASSAMOS TAMBÉM PELO REFEITÓRIO QUE TAMBÉM É UMA DAS SALAS QUE TEM LIXEIRAS RECICLÁVEIS. DEPOIS DESTA OBSEVAÇÃO FIZEMOS UM AGRADECIMENTO A NOSSA QUERIDA SANDRA QUE CUIDA TÃO BEM DE NOSSA ESCOLA, QUE  SEMPRE ESTÁ LIMPA E CHEIROSA.


ABAIXO DA FOTO DA SANDRA:

A TURMA DA ALEGRIA QUER AGRADECER COM TODO CARINHO A SANDRA POR LIMPAR A NOSSA ESCOLA TODOS OD DIAS E DEIXAR SEPRE LIMPINHA E CHEIROSA…
A SEGUIR ALGUNS REGISTROS DO PASSEIO…

Fotos:

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Semana da Criança

PROJETO SEMANA DA CRIANÇA
Justificativa: A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa boa parte do tempo na escola, que deve proporcionar à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável. Durante todo o ano e em especial nessa semana dedicada às comemorações do Dia da Criança nos propomos em realizar atividades variadas e que possam deixar nossos pequenos mais feliz.
Objetivos: Promover atividades variadas e divertidas oportunizando a confraternização, a socialização e o desenvolvimento da oralidade, da expressão corporal, da coordenação motora entre outras capacidades.
Atividades para os menores ( 0 á 1 ano)
1º Dia – Apresentação Cultural (as crianças irão assistir o teatro dos maiores) – Brincadeira na piscina de bolinha – Faz de conta (As crianças deverão trazer seu brinquedo favorito)
Eixo: Identidade e Autonomia
Competência: Brincar com brinquedos imitando situações vividas.
Lanche: Gelatina e salada de fruta.
2º Dia – Teatro de Fantoche – brincadeiras baseada na história
Eixo: Identidade e Autonomia
Competência: - Integrar-se com o grupo por meio de brincadeiras, jogos e histórias de forma lúdica e prazerosa.
Lanche: Pudim – Vitamina de fruta
3º Dia – Dia do Circo – (proporcionar brincadeiras do mundo do circo)
Eixo: Movimento
Competência: -Deslocar-se com destreza no espaço ao arrastar, engatinhar, andar, correr, pular, rolar, etc... Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
Lanche: Torta de bolacha – doce de maça com erva doce
4º Dia – Piquenique no pátio da escola e brincadeiras de rua
Eixo: Identidade e Autonomia
Competência: - Integrar-se com o grupo por meio de brincadeiras, jogos e histórias de forma lúdica e prazerosa.
Lanche: Arroz doce

Atividades Para os Maiores (3, 4, 5 e 6 anos)
1º Dia – Apresentação Cultural - Cada classe deve preparar um número cultural (poesia, música, dança, teatro, etc) para esse momento.
Eixo: Movimento
Competência: Utilizar o corpo para expressarem-se por meio da dança, brincadeiras e outros movimentos.
Lanche: Pizza e suco
2º Dia – Jogos cooperativos (responsável professora Joice)
Lanche: Cachorro-quente – suco
3º Dia - Baile a Fantasia - Organizar uma pequena festa com muita música e animação (pedir às crianças que venham fantasiadas). Preparar algumas máscaras para as crianças que não venham fantasiadas.
*Desfile – Brincadeira de estátua – Pintura do rosto – “Quem é esse?” – Dança da laranja – Dança da vassoura
Eixo: Movimento
Competência: Utilizar o corpo para expressarem-se por meio da dança, brincadeiras e outros movimentos.
Lanche: Bolo de chocolate - Torta de bolacha – suco
4º Dia – Fazendo Arte
 Horário da saída 13:30 volta 16:30(transporte escolar)
Lanche: salgadinho – docinho -  gelatina - pipoca - sanduíche natural - suco.
Atividade extra para o dia de Chuva:
Cine Pipoca
Horários: 13: 30 ás 15:00 - 1º e 2º período
Horários: 15:30 ás 16:30 – Maternal II e Maternal III
*Durante esses dias cada professor deve preparar atividades divertidas e educativas para sua classe.

Organizar na sala de computação a exibição de um filme infantil (oferecer pipoca para a garotada)
Em sala cada professor deve organizar uma roda de conversar e explorar a interpretação do filme com perguntas dirigindo a discussão.
mural do cinema – pedir as crianças para desenhar ou escrever sobre o que mais gostaram no filme. (expor desenhos e textos)
Eixo:Linguagem oral e escrita
Competência: Expor opiniões nos debates com os colegas e professores.

As Fotos se escontram no Faceboock da escola.

1º e 2º Período

O AR QUE RESPIRAMOS

      O ar puro que respiramos é importante para a nossa qualidade de vida. O vento também é muito importante para o ser humano, pois facilita a dispersão dos poluentes e também pode gerar energia eólica. Não podemos viver sem ar, por isso a importância de não poluir o ar que respiramos. O ar poluído faz mal a saúde do ser humano, à vida animal e vegetal. Hoje em dia, a poluição do ar é talvez o problema mais preocupante que nos atinge e, para termos um vida saudável, é importante que se faça algo para amenizar este problema. Na maior parte do tempo, nem lembramos que o ar existe, mas ficar um minuto sem ele é um sufoco.
      Durante a semana a turma da Alegria aprendeu sobre os cuidados que precisamos ter em relação ao ar que respiramos, os animais dos mares e rios, bem como a água, o cuidados com as plantas e animais são também importantes. Nossa turma foi até a rua ver animais e plantas que temos na escola. Também fomos colocar a biruta onde as crianças poderão observar o movimento e a direção do ar. A seguir veja as fotos da nossa visita… 



terça-feira, 9 de outubro de 2012

1º e 2º Periodo

SALADA DE FRUTAS DA TURMA DA ALEGRIA!

Combinamos com a turma da alegria de fazer o Dia da Fruta, pedindo que cada criança trouxesse uma fruta para ser socializada com a turma. No dia seguinte, fomos para rua, sentamos em roda e realizamos uma atividade muito importante, com a ajuda das frutas exploramos os cinco sentidos: olfato (cheiro da fruta), tato (casca lisa ou áspera), paladar (doce, azeda), visão (comprida, redonda, grande, pequena).
Depois de cada criança participar, socializamos as frutas numa deliciosa salada de frutas com leite condensado. As crianças ficaram sem pressa de sair da roda para deliciar todas as frutas que tinha na salada. Foi uma tarde realmente maravilhosa…
           

Berçario - Chuva de papel

Movimento - "Chuvinha de Papel"

 O papel oferece muitas possibilidades de entretenimento às crianças de qualquer idade.

Objetivo: Ajudá-lo a descobrir novas texturas; estimular a motricidade de suas extremidades superiores; aumentar sua habilidade para manipular objetos favorecer a coordenação da percepção ocular do bebê.