segunda-feira, 14 de maio de 2012

Berçario e a contação de histórias

INCENTIVO À LEITURA

A educação dos filhos começa antes mesmo do nascimento. Conversas e até leituras devem fazer parte da realidade das crianças desde que ainda estão dentro do ventre das mães. De acordo com especialistas, as crianças que têm contato com os livros desde os primeiros meses de vida conseguem um melhor desempenho cognitivo e até psicomotor.
 “Mesmo em fases precoces, a leitura é muito importante. Durante a gestação, o bebê aprende a identificar vozes, ritmos e características da língua que aprenderá a falar. Com poucas semanas de vida, identifica textos e cantigas que a mãe lia, recitava ou cantarolava durante a gravidez”, explica o presidente do Instituto Alfa e Beto (IAB), João Batista Oliveira.
Segundo ele, mesmo antes de aprender a ler, o contato com livros e com a leitura feita por adultos ajuda a criança a aprender uma linguagem diferente e mais complexa do que a usada no dia a dia. "Os livros desempenham várias funções, que vão muito além de uma boa conversa. Eles introduzem diferentes maneiras de comparar e apreender o mundo, já que os objetos reais são representados através de figuras, palavras e sinais, dando início a formas variadas de abstração”, explica Oliveira.
“Crianças que aos três anos de idade já possuem o hábito de leitura em família apresentam, aos 10 anos, desempenho escolar superior ao daquelas que não adquiriram esse hábito”, exemplifica.
De acordo com ele, este costume é um dos fatores fundamentais no desenvolvimento da vida escolar da criança e determinante nos primeiros anos: “Fazendo com que os pequenos tenham um desempenho escolar bastante satisfatório. É o que mostram inúmeros estudos internacionais”.

Publicado no Jornal Tribuna da Bahia, por Karina Baracho - em 17 de agosto,2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário