terça-feira, 26 de junho de 2012

PARLENDA: A GALINHA DO VIZINHO

PARLENDA: A GALINHA DO VIZINHO

A importância do número e do sistema de numeração é indiscutível. Ao se deparar com números em diferentes contextos, a criança é desafiada a aprender a desenvolver seu próprio pensamento e produzir conhecimentos a respeito.
Os conhecimentos numéricos dos alunos decorrem do contato e com o número da utilização dele em problemas cotidianos, no ambiente familiar, em brincadeiras, nas informações que lhe chegam pelos meios de comunicação. A contagem pode ser realizada de forma diversificada, com um significado que vai se modificando conforme o contexto e a percepção que os alunos vão desenvolvendo sobre o número. A enunciação da série numérica pela criança é feita, essencialmente, de duas formas: a simples recitação das palavras, numa ordem, sem necessariamente fazer corresponder as palavras da sucessão e a contagem propriamente dita com recitação ou não de palavras.
Para desenvolver o conhecimento numérico da criança, o livro nos trouxe uma atividade muito legal, uma parlenda bem conhecida “A Galinha do Vizinho”, onde as crinças participaram de duas formas, como: cantar e colar. A professora fez uma galinha de tecido e colocou em um ninho, ao som da música as crianças foram colocando os ovos conforme a quantidade fala na música. Em outra atividade as crianças coloram os ovos amarelinho ao lado do algarismo correspondente. A turma da alegria se divertiu muito e principalmente aprendeu cantando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário