segunda-feira, 12 de novembro de 2012

1º e 2 º Período

ÁGUA É VIDA! CUIDE DESSE BEM.

A Turma da Alegria conversou em roda sobre a importância da água em nossa vida. Ninguém pode viver sem a água e, principalmente, sem água limpa. O nosso país é um dos que têm mais água doce do mundo, mas nem por isso podemos desperdiçar a água.

Seguem algumas dicas para ajudar a preservar a ÁGUA.

1. Mantenha sua comunidade limpa, recicle e não jogue lixo nas ruas. Você estará na verdade evitando a poluição da água.
2. Estimule seus amigos e familiares a serem mais conscientes também! Você pode mudar as regras em sua casa!
3. Tome decisões ambientalmente corretas em sua vida diária, em termos do que compra e usa. Coma produtos que venham de uma agricultura que respeite o ambiente e que usem menos pesticidas, químicos e menos água do que a agricultura intensiva.
4. Quando lavar pratos, não deixe a água correndo enquanto os ensaboa. Encha a pia com água para lavar e enxágue rapidamente. (Para quem tem pia com dois bojos, use um para lavar e outro para enxaguar.)
5. Apenas use a máquina de lavar e a lavadora de pratos quando estiverem cheias.
6. Mantenha uma garrafa de água na geladeira com água fria. Isso é melhor do que esperar a água da torneira correr até ficar fria.
7. Em muitas cidades, a água de torneira é de excelente qualidade e por isso não há necessidade de água mineral engarrafada. Beba a água da torneira e salve nosso ambiente natural de garrafas plásticas. Se você de fato compra água engarrafada, reuse as garrafas ou compre grandes garrafões.
8. Quando você limpa seu aquário, use a água para regar plantas. A água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, proporcionando a você um fertilizante gratuito e efetivo. Em geral, nunca jogue fora a água que poderia ser usada mais uma vez.
9. Tome banhos curtos!
10. Antes de tomar banho, instale um redutor de fluxo no chuveiro. Eles não são caros e podem fazer uma enorme diferença em seu consumo de água.
11. Desligue a torneira enquanto você escova dentes, barbeia-se, etc.
12. Normalmente, observamos mais os vazamentos dentro de casa, mas não se esqueça de checar torneiras externas, encanamento e mangueiras que pingam. Eles causam enormes desperdícios.
13. Sempre regue seu gramado e jardins durante as primeiras horas da manhã, quando as temperaturas são mais frias, para minimizar a evaporação. Tenha em mente que em algumas famílias isso representa 50% do seu consumo de água.
14. Colete água de chuva para aguar suas plantas.

Nossa turma construiu um cartaz com gravuras de águas…

A seguir veja como ficou o nosso cartaz….
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário