domingo, 11 de março de 2012

As cem linguagens da Criança
A criança é feita
A criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.
E a criança por sua vez repete: os cem existem!

Loris Malaguzzi (1996)
Amostra Cultural de Múltiplas Linguagens

A linguagem permeia o trabalho na educação infantil, junto com a brincadeira e a interação, constitui os eixos da ação pedagógica junto às crianças. Por vezes quando falamos em linguagem é comum remetermos à linguagem verbal e escrita, igualmente fundamental para o desenvolvimento infantil, no entanto, algumas professoras acabam priorizando essas duas formas de linguagem na educação das crianças, em detrimento de outras, privando-as de novas vivências, novas experiências que ampliem seus conhecimentos.
 Nossa escola vem buscando superar esse entendimento de linguagem, considerando que a criança se comunica e se expressa por meio de múltiplas linguagens. Nesse sentido, nosso trabalho está pautado em desenvolver cada uma das linguagens por meio do desenho, pintura, modelagem, escrita, literatura infantil, jogos, brincadeiras, etc. – tem seu conjunto de regras e princípios de funcionamento próprios. Portanto, elas são diferentes umas das outras, requerendo investimentos diferenciados para serem apropriadas pelas crianças.
Para que estes conhecimentos trabalhados em sala possam ser socializados, todas as sextas-feiras acontecem em escola uma integração onde as crianças apresentam umas as outras os conhecimentos produzidos durante a semana. Cada turma tem a autonomia para apresentar da maneira que melhor achar. Você verá semanalmente estes resultados, venha conferir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário