segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Maternal I

Maternal I - Construção da Identidade
A construção da identidade ocorre por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do familiar, auxiliando novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.
A autoimagem também é construída por meio das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente repleto de interações, que acolha as particularidades de cada um e que promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da historia pessoal”.
É importante proporcionar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, saber que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas na escola, em casa e na comunidade, e que acima de tudo são muito importantes.                      
                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário