quarta-feira, 17 de abril de 2013

1º e 2º Período - A Matemática na Educação Infantil

A matemática está presente no dia a dia e o mundo nos oferece diferentes situações que beneficiam o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Segundo o PCN, a função do ensino de Matemática consiste em ajudar na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção do conhecimento em outras áreas curriculares (BRASIL, 2000, p. 29).
Podemos afirmar que o ensino da matemática com o lúdico é desafiador e os alunos se sentem mais motivados para participarem das aulas, promovendo assim um mais rico e consistente conhecimento. Além de proporcionar um bom relacionamento entre eles e assim favorecendo o crescimento afetivo e social.
Sabendo de sua importância na Educação Infantil, a turma do 1º e 2º período está semana que passou trabalhou a contagem dos números, sua posição e função de uma forma lúdica, permitindo a compreensão significativa da criança. Desse modo a criança teve a oportunidade de manipular materiais concretos, vivenciar de forma lúdica os problemas, controlando os números.
A atividade dirigida foi realizada em pequenos grupo e após no grande grupo, onde cada grupo possuía um dado, as crianças deveriam lançar o dado e após pegar o número de tapinhas correspondentes ao número atingido. Em seguida as crianças compararam sem que lhe fossem pedido quem atingiu o maior e o menor número de pontos.
Vejam as fotos da nossa atividade:
                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário