segunda-feira, 23 de abril de 2012

Maternal II - Balde + Pá + Areia

BALDE + + AREIA =
DIVERSÃO E APRENDIZADO POR HORAS!!


Levando-se em conta local, o tanque de areia é um recurso fundamental em qualquer espaço de educação infantil.
Quando oferecido à criança, a areia vira castelos, cidades, bolo, macarrão, muros e tudo o que a imaginação dela permitir. 
A água e a areia são elementos que estimulam os sentidos, ajudam no crescimento e desenvolvimento além de trabalhar a coordenação motora.
O tanque de areia é o local que permite a interação com outras crianças através da linguagem, enriquecendo o vocabulário, tornando-os mais criativos e promovendo a socialização. Além disso, é um lugar que favorece o brincar junto, pois o espaço físico leva as crianças a planejarem juntas o que irão criar. Assim crianças tímidas conseguem trabalhar melhor e interagir com as demais sem se expor tanto.
A areia é um elemento natural, que auxilia ainda no trabalho com crianças agitadas, pois traquiliza e tem o poder de fazer com que elas se concentrem na atividade.
O tanque de areia é ainda a atividade que trabalha os sentidos das crianças: tato (texturas, temperatura), visão, olfato (aromas diferentes), audição (escutar o outro). Só devemos tomar cuidado para não estimular também o paladar, uma vez que crianças pequenas têm a curiosidade de colocá-la na boca!
Por se tratar de um espaço amplo, mas delimitado, o tanque de areia auxilia ainda na questão de respeitar limites e compartilhar o mesmo espaço. Uma verdadeira aula de convivência!!
Brincar na areia torna a criança mais resistente a alergias e doenças, uma vez que o contato com a natureza estimula o sistema imunológico dos pequeninos. Areia é tudo de bom!!!!!!!!!
POR ESTES MOTIVOS QUE NOSSAS CRIANÇAS ADORAM SE DIVERTIR NA AREIA E LÁ TAMBÉM REALIZAMOS UMA ATIVIDADE DE COLA E AREIA, OBSERVANDO O DESENHO QUE FICOU NO PAPEL COM A AREIA... FOI BEM DIVERTIDO, ALÉM DE BRINCAR REALIZARAM MAIS UMA ATIVIDADE DE ARTES.


Um comentário:

  1. Own que lindo meu pequeno se divertindo. É muito importante esse contato deles com a natureza, ainda mais no caso do Max que mora em apartamento.

    ResponderExcluir